GE HealthCare instala no Hospital de Amor a primeira mamografia com biópsia contrastada do Brasil – Cuidado Sem Limites

16 POSTS

Artigos

Veja os posts

GE HealthCare instala no Hospital de Amor a primeira mamografia com biópsia contrastada do Brasil

Parceiro de longa data da GE HealthCare, o Hospital de Amor recebe o Serena Bright, primeiro mamógrafo com biópsia contrastada do Brasil que irá oferecer mais conforto e diagnósticos mais precisos às pacientes.

 

A GE HealthCare, ao longo dos anos, firmou grandes parcerias e teve a oportunidade de conhecer as diversas faces da saúde no Brasil. Encontramos em nossa jornada, de mais de 100 anos, muitos projetos e parcerias que representam muito bem a nossa missão: criar um mundo onde o cuidado com a saúde não tenha limites.

Uma dessas parcerias, que nos dá muito orgulho, é com o Hospital de Amor de Barretos, localizado no interior de São Paulo. A instituição, que completou 61 anos em 2023, é uma referência no tratamento do câncer, atendendo de forma gratuita pessoas de todos os lugares do país.

 

Uma breve linha do tempo

Para contextualizar essa história temos que voltar a 1962, quando na data de 24 de março foi inaugurado, no centro da cidade de Barretos, um hospital cujo nome homenageava São Judas Tadeu.

Cerca de 5 anos depois, em 1967, com o aumento da demanda de pacientes, foi instituída a Fundação Pio XII, entidade que se tornou a mantenedora do hospital e que focou os atendimentos apenas na Oncologia.

Nesse período, o hospital foi se destacando no cenário nacional e, em 1989, ganhou nova direção. Nesse ano, Henrique Prata inicia seu trabalho frente à instituição e um novo hospital foi doado.

Com uma estrutura maior, tornou-se possível oferecer tratamento oncológico a pessoas de todo o Brasil, incluindo pacientes de localidades mais carentes e sem estrutura. Foi pensando nessa população que, em 1991, foi inaugurado o primeiro alojamento – o Madre Paulina, que comportava 350 pessoas, entre pacientes e seus familiares.

Esse foi um projeto muito importante que viabilizou não apenas salvar mais vidas, mas também deu início ao que é hoje o Lar de Amor, uma das grandes referências no país no que diz respeito à moradia, vinculada a hospitais. Essa estrutura permite um período de tratamento com mais conforto e dignidade, nessa fase tão difícil para as pessoas com câncer.

Henrique Prata, então diretor financeiro do hospital, teve a iniciativa de apresentar a causa do projeto para cantores sertanejos, uma vez que a cidade tem grande tradição em sediar, anualmente, o maior rodeio do país. Assim, em 1994 se iniciou uma ação muito interessante que se tornou uma marca registada do Hospital de Amor: cada pavilhão do hospital recebe o nome de um artista diferente.

Esse pode ser considerado um marco, uma vez que 4 anos depois foi feita uma parceria com o show Amigos (das duplas Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano e Leonardo), durante a Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos de 1998. Com uma grande arrecadação doada ao hospital, esse show permitiu diversas melhorias à instituição.

Mas foi a partir de 2010 que o hospital conseguiu expandir seus horizontes, levando a qualidade de seu atendimento para outros lugares do país. Com unidades em Campinas (SP), Lagarto (SE), Ji-Paraná (RO), Boa Vista (RR), Imperatriz (MA), Arapiraca (AL), o Hospital de Amor da Amazonia (AM) e de Jales (SP), além de uma unidade infantojuvenil em Fernandópolis (SP), muitos dos pacientes já não precisavam mais se locomover e ficar longe de suas casas, o que acontecia, em diversos casos, por tempo indeterminado.

Hoje são ao todo 19 unidades fixas de prevenção em 13 estados, 7 unidades fixas de tratamento em 4 estados e 3 unidades de reabilitação em 3 estados.

Pensar em vidas é uma especialidade do Hospital de Amor e, na pandemia de Covid-19, não seria diferente. Em 2020, toda a sua estrutura se mobilizou e criou uma força tarefa para atender pacientes da doença. A instituição contou com a ajuda de artistas que, com lives, colaboraram na arrecadação de fundos para poder ajudar mais pacientes internados por decorrências do coronavírus.

 

O primeiro Serena Bright do Brasil

 

Serena.jpg

 

Juntamente com o Hospital de Amor de Barretos, estamos orgulhosos de celebrar uma conquista pioneira para a medicina brasileira: instalamos o primeiro Serena Bright do Brasil, um inovador mamógrafo com biópsia que ajuda no diagnóstico e no tratamento precoce de lesões suspeitas nas mamas.

“Estamos muito orgulhosos de receber o primeiro Serena Bright do Brasil. Esta inovação na área da mamografia nos possibilitará oferecer às pacientes, em nossas vinte e cinco unidades, a opção de realizar biópsias por meio da mamografia com contraste. Isso representa uma revolução no que diz respeito ao diagnóstico precoce do câncer de mama.”, complementa a Doutora Silvia Sabino, responsável pelo controle de qualidade clínica em mamografia do Hospital de Amor em Barretos.

Um dos principais benefícios deste tipo de exame é o conforto que ele proporciona às pacientes. Muitas mulheres eram encaminhadas para ressonâncias magnéticas, um procedimento mais longo e que frequentemente causava desconforto. Com o Serena Bright o hospital evitará essa etapa e irá realizar a biópsia de forma muito mais prática e simplificada.

“Era uma expectativa muito grande receber um procedimento com o qual pudéssemos evitar transtornos maiores para as pacientes, ou seja, oferecer um conforto melhor durante esse momento do diagnóstico de uma lesão suspeita. Então, com esta mamografia, evitamos a necessidade de encaminhar a paciente para uma ressonância, que é um procedimento mais demorado e desconfortável. Essa inovação veio simplificar significativamente o processo de diagnóstico, tornando-o muito mais rápido. Quando perguntadas sobre a escolha entre ressonância e mamografia com biópsia contrastada, a maioria das mulheres prefere realizar o procedimento de mamografia. Isso atende diretamente a uma necessidade que as beneficia muito.”, explica Anapaula Watanabe, médica radiologista especialista em mama da instituição.

O Serena Bright combina a capacidade de realizar biópsias mamárias com a funcionalidade da mamografia espectral de contraste (SenoBright HD) em um único equipamento. Isso significa que, no mesmo mamógrafo e durante a mesma sessão, todos os procedimentos, desde a mamografia até a biópsia da mama quando necessário, podem ser realizados sob a mesma imagem com realce de contraste. Não é necessário que o médico e a equipe mudem de sala para realizar a biópsia, basta ativar essa função no equipamento e realizar tudo de forma eficiente.

“Esse método é muito simples e fácil de realizar. Então, após a injeção do contraste iodado de forma intravenosa, é feito todo o procedimento de biópsia. Para mim, é uma honra estar aqui e estou muito contente de estar iniciando o primeiro Serena Bright aqui no Brasil.”, explica Juliana Oliveira, especialista de aplicação do hospital.

“É uma grande felicidade participar desse marco histórico, não só para a empresa, mas também para o Brasil e para as pacientes de forma geral, porque este equipamento traz um benefício extremamente importante para prevenção e detecção do câncer de mama. O Hospital de Amor é a instituição que tem a maior base instalada de mamógrafos da GE HealthCare no Brasil! Então, por estarmos instalando a primeira tecnologia de Serena Bright aqui na instituição, não poderia estar mais feliz”, finaliza Meire Falanga, Especialista Clínica em Saúde da Mulher da GE HealthCare para a América Latina.

 

Sala Serena.jpg

 

© 2023 GE HealthCare. GE é uma marca registrada da General Electric Company usada sob licença de marca. Todos os direitos reservados. Os produtos e tecnologias mencionados neste material estão sujeitos à regulamentação do governo e podem não estar disponíveis em todas as localidades. Seu embarque e efetiva comercialização só poderão ocorrer após a aprovação do regulador. Os produtos e tecnologias podem estar com nome fantasia distinto do aprovado, sendo que sua comercialização ocorrerá sob o nome registrado. A GE HealthCare reserva-se o direito de fazer alterações nas especificações e recursos mostrados neste documento ou de descontinuar o produto descrito a qualquer momento, sem aviso ou obrigação. Entre em contato com seu representante GE HealthCare para obter as informações mais atualizadas. Nada neste material deve ser utilizado para diagnosticar ou tratar uma doença ou condição de saúde. Consulte um profissional de saúde.

 

Os produtos / tecnologias mencionadas neste material podem estar sujeitos à regulamentação do governo. Seu embarque e efetiva comercialização só poderão ocorrer após a aprovação do regulador. Os produtos / tecnologias podem estar com nome fantasia distinto do aprovado, sua comercialização ocorrerá sob o nome registrado.

CompartilharCompartilhar

Acompanhe nossas Redes Sociais